Eva Pirrakos (1) - Infância ao pós-Segunda Guerra - 1915 a 1946
Há vinte anos conheci o Pathwork. Cerca de quinze anos depois disso, tornei-me helper desta metodologia e publiquei um livro chamado “Uma jornada de Pathwork”, em que faço um relato pessoal dos meus passos neste caminho de autoconhecimento. A prática do Pathwork segue sendo uma parte relevante do meu viver. Será assim sempre, provavelmente. Este blog é para eu falar com você sobre o Pathwork, sobretudo a prática dele no dia a dia.
Antes, dedico este primeiro conteúdo à memória de Eva Pierrakos. Por meio dela, da sua entrega à missão que lhe foi dada, a Humanidade recebeu um conhecimento e sabedoria espiritual sem paralelo. E à parte a grandeza do conteúdo por ela canalizado, Eva, a primeira “pathworker”, também foi um exemplo pessoal que inspirou uma comunidade inteira, e muitos outros até hoje.
Nascida Eva Agaf Wasserman, em 1915, em uma família judaica radicada em Viena, na Áustria, ela era a caçula de 4 irmãos (Adolf Albert, Georg e Judith). Seus pais, Julie e Jacob Wassermann tinham um relacionamento muito conflituoso e se separaram quando Eva era recém-nascida. Jacob Wassermann, que foi um renomado romancista, saiu de casa para se casar com sua segunda mulher, chamada Martha, mas continuou morando nas cercanias de Viena e manteve contato com Eva e irmãos.
Em sua infância, seja na casa de sua mãe e ou na de seu pai, Eva cresceu em um ambiente muito secular, sem interesse ou prática pela religião judaica. A situação financeira familiar era confortável, pois enquanto seu avô materno se tornou próspero na indústria têxtil, seu pai, a esta altura, já vivia bem com o êxito de venda de seus 7 romances. Vivendo junto com os irmãos na casa de sua mãe Julie, Eva passava temporadas na casa de seu pai Jacob e assistiu de perto a relação de ódio recíproco entre ambos (pai e mãe, divorciados), que se arrastou por avenças judiciais. Posteriormente, Eva relataria o quanto a relação fracassada entre os pais havia marcado emocionalmente seus irmãos mais velhos, que conviveram mais longamente naquele ambiente.
Assim, Eva cresceu uma jovem sem qualquer interesse particular por espiritualidade. Ela própria relata não ter qualquer interesse pelo assunto. O que ela adorava era esquiar e dançar. Seu sonho, à época, era se tornar uma dançarina. Eva desde sempre gostava de dançar ballet. Desde pequena, fez aulas, e até se apresentava na escola. Depois, anos mais tarde, nos Estados Unidos, virou professora de dança.
No início dos anos trinta, Hitler sobe ao poder na Alemanha. Um gradual processo de perseguição aos judeus se inicia. Os livros de seu pai Jacob são proibidos na Alemanha e ele morre em 1934. O ambiente na Áustria, país germânico e culturalmente muito próximo da Alemanha, também fica a cada dia pior. Medidas antissemitas, que restringiam aos judeus o direito de propriedade e de livre circulação, vão sendo pouco a pouco implementadas. Neste contexto, em 1937, a família de Eva foge para a Suíça, país que permaneceu neutro durante a guerra. Em 1938, sem qualquer resistência, a Áustria se deixou anexar pela Alemanha.
Em 1941, Eva estava casada com Herman Brock, seu primeiro marido. conseguem uma saída de navio por Lisboa e chegam a Nova Iorque. Eva trabalhou como professora de dança. Fato curioso, ela teve neste período um curto contato professor-aluno com John Pierrakos, com quem viria a se casar mais de vinte anos depois. Em 1946, já terminada a Segunda Guerra Mundial, Eva separa-se de Herman Brock e volta para a Suíça. Nos anos seguintes, ainda na Europa, Eva despertaria seu interesse por assuntos espirituais e teria experiências que a trariam cada vez mais para dentro da missão que viria a cumprir.
Esta etapa de sua vida -da busca espiritual, dos primeiros contatos mediúnicos, do contato com o Guia do Pathwork, do amadurecimento de seu canal mediúnico, do seu trabalho prévio de autoconhecimento e autotransformação e, por fim, da canalizadora das palestras do Pathwork e líder desta comunidade espiritual- trataremos no próximo post.
Paz.
Outros artigos desta série sobre a vida de Eva Pierrakos:
Algumas referências para esta pesquisa:
SALY, Alan. Who Was Eva Pierrakos. Youtube, 02/06/2018. 1h18min. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Bq0atc1t2So, acesso em jan/24.
Fundação Internacional de Pathwork. For Eva - A Memorial by and for the Pathwork Community. Original em inglês, não editado para venda.
Comentários
Postar um comentário