A Revisão Diária (2) - O o que e o como
Psicólogos, psicanalistas e terapeutas são testemunhas dos benefícios que o hábito de manter um diário pode gerar aos seus pacientes. É comum recomendarem esta prática, em associação ao trabalho terapêutico regular, aos seus pacientes com sintomas de depressão, ansiedade ou traumatizados por qualquer motivo. Já existe comprovação científica da redução de sintomas em geral. Nestes casos, escrever um diário ajuda a trazer à tona elementos do inconsciente e cria uma espécie de espaço de transferência em que a projeção do conteúdo interno de pensamentos e sentimentos na escrita permite alguma elaboração dele e amplia a consciência sobre si mesmo e sobre sua própria trajetória.
Em breve definição, podemos dizer que o eu inferior consiste em nossas falhas e fraquezas humanas, de ignorância e preguiça. É uma parte de nosso ser que não quer a mudança, pois ela afeta a sua própria existência. O Eu inferior é orgulhoso, egoísta e vaidoso, desejando muitas coisas para si, mas sem disposição para pagar qualquer preço. O eu inferior pode ser hostil, violento, destrutivo e cruel. Cada pessoa possui sua configuração particular de eu inferior – e de eu superior também –, com suas respectivas variedades, intensidades, expressões etc.
Assim, na revisão diária busca-se rastrear e descrever eventos-chave do dia a dia que nos desestabilizaram emocionalmente de alguma forma, registrando-se as reações emocionais e pensamentos que tivemos. Ela deve ser feita por escrito, preferencialmente num diário ou caderno específico para isso, ou também pode-se utilizar qualquer editor de texto ou aplicativo presentes nos modernos recursos eletrônicos de que dispomos ― computador, celular etc.
O importante é que o pathworker busque zelar pela segurança e privacidade de suas anotações, uma vez que não deve haver qualquer censura interna ao que se registrará, que inevitavelmente é de natureza profundamente íntima. Ninguém a não ser o aluno deve ter acesso a sua revisão diária. Este cuidado é essencial.
"Fazer sua revisão diária não levará mais de 10 a 15 minutos por dia, o que certamente deve ser possível para cada um de vocês. Vocês não precisam escrever tudo, bastando algumas palavras-chave. Fazendo isso constantemente, vocês conseguirão tornar o inconsciente consciente e descobrirão suas próprias tendências interiores. Vocês certamente reconhecerão padrões na sua vida sobre os quais vocês não poderiam tomar consciência de outra forma". Palestra 028 − Conversando com Deus - Revisão diária −, pág. 06.
Desta forma, poucos minutos geralmente são suficientes para uma revisão competente dos acontecimentos que nos causaram reações emocionais desagradáveis ao longo do dia. De uma discreta reação emocional a uma crise existencial que mobiliza todas as nossas defesas, tudo o que nos perturba o campo emocional pode e deve ser objeto de escrutínio. Estes contínuos reconhecimentos são uma ajuda valiosa para discernir tanto os aspectos mais grosseiros quanto os mais sutis de nosso eu inferior; e estes não são em nada menos reprováveis e capazes de criar negatividade em nossa vida do que aqueles.
“Todo teste, toda prova é o resultado direto ou indireto da própria imperfeição, e sua finalidade também é inevitavelmente aprender com a experiência e, assim, corrigir as fraquezas individuais. Vocês, que pertencem ao núcleo central, têm uma grande responsabilidade e, portanto, precisam tornar-se fortes. E isso só pode ser conseguido por meio de acontecimentos de todo tipo, mesmo aqueles que aparentemente não são importantes, que aparentemente são coincidências. Quem realmente segue o caminho, ativamente e com os olhos abertos, observará e testará tudo que lhe acontece durante o dia, para poder aprender mais sobre si mesmo.” Palestra 020 − Deus: a Criação −, pág. 01.
A prática regular da revisão diária nos propicia justamente este progressivo autoconhecimento ― autoconhecimento profundo, mesmo ―, que vai desenhando um mapa cada vez mais abrangente e bem delineado de quem somos e, sobretudo, do escopo do eu inferior que trouxemos nesta encarnação para ser, esperançosamente, transformado.
"[...] eu diria que o melhor modo de descobrir fatos a respeito do seu inconsciente, à parte da análise de sonhos, que poucos sabem como fazer, é o que eu chamo de Revisão Diária. Com a sua ajuda, você pode descobrir suas verdadeiras reações a certas coisas; você começa a se despir de suas máscaras e abandonar seus fingimentos. Você descobrirá onde suas ações estão contra uma Lei Espiritual. A revisão diária deve ser conduzida da seguinte maneira: deixe que o dia inteiro passe à frente dos seus olhos e na sua memória; pense em tudo que aconteceu que tenha lhe trazido um sentimento ou reação desarmoniosos. Não importa quão errada a outra pessoa possa ter sido, no momento em que você foi negativamente tocado por isso, deve haver algo de errado no seu interior. Escreva em poucas palavras as ocasiões, suas reações e associações. Se prosseguir com esse processo por algum tempo, e não o fizer apenas uma ou duas vezes, verá que um padrão claro começa a se formar. A princípio os incidentes parecerão inteiramente desconexos e isolados; não farão sentido no começo. Mais tarde começará a sentir e, no devido tempo, a compreender claramente o padrão. Isso o ajudará muito.” Palestra 017 − O chamado −, pág. 07
Os alunos iniciantes de grupos de estudo e de formação (PPTP) da Regional Pathwork® Rio de Janeiro e Espírito Santo eventualmente recebem um minicaderno de revisão diária com uma configuração, em forma de tabela, como a mostrada a seguir.
REVISÃO DIÁRIA |
|
EVENTO DESARMONIOSO (acontecimento sintético) |
SENTIMENTO (pensamentos, emoções, atitudes) |
Segunda ( / ) O professor me pediu para fazer um comentário em público Tive um aborrecimento com meu filho e proibi que ele
usasse o carro Discuti com meu amigo de trabalho por causa de... |
Vergonha Culpa |
Modelo de caderno de revisão diária para alunos
iniciantes.
Resumo da Semana |
|
Fatos que mais se
repetiram: |
Emoções, sentimentos ao comprovar repetição dos fatos: ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ |
Questionamentos |
|
1-
Quais são os eus que estão
aparecendo na revisão diária? É o meu eu repressor? É o meu eu destruidor? É
meu eu criança? |
|
2- Desses acontecimentos que estão ocorrendo em minha vida, quais são as minhas crenças? -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- |
|
3-
Onde eu consigo ver e enxergar
as minhas sombras, o meu eu inferior? -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- |
Artigos relacionados a este tema:
A Revisão Diária - Não exatamente uma novidade (umajornadadepathwork.blogspot.com)
A Revisão Diária (3) - E o Guia implorou (umajornadadepathwork.blogspot.com)
A Revisão Diária (4) - Os requisitos (umajornadadepathwork.blogspot.com)
A Revisão Diária (5) - Higiene espiritual (umajornadadepathwork.blogspot.com)
Comentários
Postar um comentário