O Grupo de Estudo (2) - De novo, é mais do que apenas teoria
Em um nível mais essencial, o grupo de estudo de Pathwork entrega aquilo que o seu nome propõe: o estudo coletivo das palestras do Guia do Pathwork. Os grupos de estudo podem ser conduzidos por duas categorias de profissionais habilitados pelo Pathwork no Brasil: o facilitador ou o helper de Pathwork. Antes de aprofundarmos o assunto, convém definir o que estes termos significam.
No momento em que este texto foi publicado, o Regimento do Pathwork Brasil (disponível em pathworkbrasil.com.br), em seu artigo 26, faz as seguintes distinções:
O termo helper "aplica-se a todo aquele que concluiu o Programa Pathwork de Transformação Pessoal (PPTP) I e II. Foi certificado para atuar com a metodologia do Pathwork, aplicando, no trabalho com grupos ou nos atendimentos individuais, as técnicas teórico-vivenciais próprias da metodologia do Pathwork, conforme o Regimento do Pathwork Brasil".
O termo Facilitador "aplica-se a todo aquele que, tendo cumprido o Programa Pathwork de Transformação Pessoal (PPTP) I, ministrado por uma Regional reconhecida pelo Pathwork Brasil, tenha sido certificado para atuar como Facilitador de Grupo de Estudo de Pathwork, com foco no conteúdo das palestras".
Desta forma, o helper, por ter sido certificado na segunda fase do Programa Pathwork de Transformação Pessoal (PPTP), tem um escopo ampliado de possibilidades profissionais no âmbito da metodologia Pathwork, estando habilitado, além da condução de grupo de estudo, a lidar com processos emocionais, aplicar técnicas vivenciais e realizar atendimento individual.
Para simplificação, quando utilizarmos o termo "profissional habilitado" no contexto da condução de grupos de estudo de Pathwork, estaremos nos referindo a facilitador ou helper desta metodologia.
Retomando nosso ponto, o grupo fornece ao pathworker um estudo dirigido, com uma sequência planejada de palestras que favorecem a compreensão de conceitos em graus crescentes de complexidade. A discussão sobre os conteúdos estudados é dirigida pelo profissional habilitado, que instrui e, ao mesmo tempo, permite que os membros do grupo construam uma compreensão coletiva do material das palestras.
É muito enriquecedor quando o debate em grupo sobre determinado assunto estudado é associado a relatos de experiências pessoais trazidas pelos participantes. Este trazer da teoria para situações da vida prática é algo que acontece naturalmente no processo do grupo e ajuda a unir o “o quê” com o “como”. Desta maneira, veste-se cada tópico com uma experiência de vida, uma autorrevelação, o que amplia o repertório de todos e torna mais compreensíveis os mecanismos de funcionamento de tantos conceitos, bem como a conexão entre eles.
O profissional habilitado também tem a função de esclarecer prontamente dúvidas conceituais que surjam, pontuar o que é fundamental compreender e intervir, sempre que necessário, quando a dinâmica do grupo tomar outros rumos.
Capa do livro digital da séria completa das palestras do Pathwork em inglês |
A vivência do estudo das palestras dentro de um grupo de estudo permite ao aluno um aprendizado mais célere, em que eventuais incompreensões do material são rapidamente corrigidas.
Se os grupos de estudo tivessem exclusivamente este aspecto intelectual de compreensão da metodologia do Pathwork, já seria algo muito salutar e recomendável ao pathworker. Todavia, por mais necessário que seja o estudo das palestras neste caminho ― e é, como vimos na dimensão anteriormente abordada neste blogue: a leitura das palestras ―, quando se trata da função do grupo no contexto da caminhada de cada um no Pathwork, este aspecto de uma boa formação teórica que ele propicia ainda não é o mais importante, como veremos na sequência.
Abordaremos o aspecto relacional que os grupos trazem ao processo. Aquele aprendizado, de uma outra natureza, que complementa e aprofunda a compreensão intelectual da metodologia, mas que vai além dela; ou melhor dizendo, que é essencialmente a própria vivência do Pathwork: o Pathwork na prática.
Muita paz!
Artigos relacionados a este tema:
A Prática do Pathwork (3) - As Dimensões do Caminho (umajornadadepathwork.blogspot.com)
Eva Pierrakos (3) - O Recebimento do Pathwork - 1957 a 1979 (umajornadadepathwork.blogspot.com)
O Grupo de Estudo - A jornada é solitária, não sozinha (umajornadadepathwork.blogspot.com)
O Grupo de Estudo (3) - Como era no princípio, agora e sempre (umajornadadepathwork.blogspot.com)
O Grupo de Estudo (4) - O anseio por proximidade (umajornadadepathwork.blogspot.com)
O Grupo de Estudo (5) - Mirando o futuro (umajornadadepathwork.blogspot.com)
O Grupo de Estudo (6) - Os formatos (umajornadadepathwork.blogspot.com)
Comentários
Postar um comentário