O Grupo de Estudo (6) - Os formatos

 As pessoas acessam pela primeira vez a metodologia Pathwork por meio de grupos de estudo ou terapia individual. Para que isso seja possível, é necessário encontrar um profissional habilitado na região onde o novo pathworker reside. Pelo menos esta era a realidade antes da pandemia de Covid-19, iniciada no Brasil em março de 2020. A seguir, veremos quais são os formatos de grupo de estudo de Pathwork e como as significativas mudanças decorrentes da mencionada pandemia alteraram e ampliaram o cenário do Pathwork no Brasil e no mundo.

Até recentemente, o acesso ao Pathwork estava necessariamente condicionado à disponibilidade de facilitador ou helper na região do potencial aluno. Isto dificultava para muitas pessoas interessadas o ingresso no universo desta metodologia, uma vez que a distribuição desses profissionais pelo país não é uniforme, mas muito concentrada em capitais de estados e em cidades médias. Em suma, parte significativa do território nacional se encontrava, na prática, desassistida de facilitadores e helpers de Pathwork.

Aqueles que não podiam se locomover regularmente para localidades distantes de onde moravam para participar de grupos de Pathwork ou terapia não tinham acesso a esta sabedoria e método de transformação pessoal.  Algo lamentável, que resultava em uma realidade pouco igualitária no acesso aos benefícios do Pathwork.

A pandemia, no entanto, acelerou uma transformação que estava apenas começando. Os meios de telecomunicação pela internet, amplamente adotados pelas pessoas para estudo, trabalho e contato interpessoal durante aquele período, se estabeleceram e transformaram completamente a situação anterior. 

Grupos de estudo e sessões de terapia individual, antes exclusivamente presenciais, agora são acessíveis virtualmente. Essas mudanças têm sido revolucionárias em vários aspectos da sociedade e dos nossos costumes, e o mesmo aconteceu na comunidade do Pathwork em todo o mundo.

Grupos de Pathwork e terapia individual que ocorrem de forma presencial têm, de fato, vantagens sobre os formatos virtuais e são preferíveis a eles. Compartilhar o mesmo ambiente, ter a sua indivisível atenção no trabalho que acontece naquele espaço físico, a possibilidade de se comunicar, perceber a resposta do outro na sua totalidade e contar com o contato e amparo dos colegas, são alguns dos elementos muito caros ao trabalho neste Caminho que não migram com a mesma qualidade para o ambiente virtual. A despeito dessa limitação, a participação em grupos de estudo ou em sessão de terapia em ambiente virtual é hoje uma realidade com bons resultados. Isto certamente representa um benefício sem precedentes para tantas pessoas a quem antes o acesso ao Pathwork estava vedado por uma questão geográfica.  

Desta forma, o cenário de grupos de estudo de Pathwork anterior à pandemia de Covid se ampliou para incluir alunos que participam dos encontros de forma remota. Obviamente, isso é uma escolha do profissional (facilitador ou helper), e o que temos atualmente é uma combinação dos formatos existentes com a opção de acesso virtual. Conforme o caso, os formatos apresentados a seguir poderão ser encontrados de modo exclusivamente presencial, presencial e remoto, ou apenas remoto. 

Não descartando a possibilidade de existirem outras configurações, há basicamente três formatos de grupos de estudo de Pathwork oferecidos por facilitadores e helpers:

 Grupos semanais: reuniões de estudo semanais, geralmente com uma hora e meia de duração. Este formato, mais frequente, com reuniões mais curtas, favorece um estudo mais objetivo do conteúdo das palestras, sem prejuízo dos outros aspectos citados nesta série de artigos sobre as características principais dos grupos de estudo de Pathwork. Devido aos intervalos menores entre as sessões, um ponto de atenção para o facilitador e helper é uma maior tendência a estimular padrões um pouco mais acirrados de transferência por parte dos alunos;

Grupos quinzenais: reuniões de estudo quinzenais, geralmente com duas horas e meia de duração. A duração mais extensa das reuniões dá a este formato a marca de contribuir para que autorrevelações e aspectos emocionais dos alunos emerjam com maior frequência e profundidade;

Grupos mensais: reuniões de estudo mensais, geralmente com oito horas de duração, divididas em dois períodos do dia. Este formato tem a dinâmica de um workshop, pois o período mais longo permite segmentar as atividades, com espaço para estudo e discussão das palestras, vivências, meditações, etc. No entanto, o intervalo mais espaçado entre as reuniões pode dificultar a aproximação entre os membros do grupo. 

Os grupos de estudo de Pathwork têm o propósito de proporcionar aos estudantes uma ampla gama de experiências descritas nesta série de artigos   ̶  conhecimento teórico das palestras, relacionamento, amizade, autorrevelação etc. Todavia, os formatos conhecidos, com suas particularidades, entregam os resultados esperados por meio de maneiras distintas. 

Grupos de estudo de Pathwork
Os grupos de estudo podem ter formatos diferentes mas entregam experiências semelhantes

Analisando-se a dinâmica de cada formato, percebe-se que em cada um deles há aspectos abordados sobre os grupos de estudo que têm sua expressão mais favorecida, enquanto outros, por sua vez, manifestam-se com menor intensidade. O fundamental é que os elementos que fazem o grupo de estudo de Pathwork ser o que é estão contidos em cada um destes formatos. 

Concluímos a segunda dimensão da prática do Pathwork, o grupo de estudos, comumente a porta de entrada para este Caminho e onde o aluno perseverante permanece por muitos anos, aprendendo e vivenciando o Pathwork de uma forma muito autêntica.

Sigamos para a terceira dimensão deste processo de autoconhecimento e autotransformação: a revisão diária.


Muita paz!


Artigos relacionados a este tema:

A Prática do Pathwork (3) - As Dimensões do Caminho (umajornadadepathwork.blogspot.com)

Eva Pierrakos (3) - O Recebimento do Pathwork - 1957 a 1979 (umajornadadepathwork.blogspot.com)

O Grupo de Estudo - A jornada é solitária, não sozinha (umajornadadepathwork.blogspot.com)

O Grupo de Estudo (2) - De novo, é mais do que apenas teoria (umajornadadepathwork.blogspot.com)

O Grupo de Estudo (3) - Como era no princípio, agora e sempre (umajornadadepathwork.blogspot.com)


Comentários