O Grupo de Estudo (5) - Mirando o futuro
A experiência dentro de grupos de estudo de Pathwork ao longo de vários anos tem ainda alguns outros aprendizados que merecem destaque, não só pelo que contribuem ao indivíduo em sua jornada pessoal, mas também pelo que o capacitam a realizar.
Aquele que chega a um grupo de Pathwork pela primeira vez está geralmente dando seus passos iniciais em um processo de autoconhecimento e é natural que seu foco esteja concentrado nos objetivos mais imediatos, como encontrar um espaço para expandir sua consciência, adquirir conhecimento espiritual e, esperançosamente, aprender a lidar melhor com seus sentimentos e as condições atuais de sua vida.
Para tornar-se facilitador ou helper nesta metodologia é preciso cumprir, respectivamente, a primeira ou as duas fases do Programa Pathwork de Transformação Pessoal (PPTP). A condição de ser certificado e autorizado como facilitador ou helper de Pathwork habilita o exercício profissional da metodologia Pathwork.
Servir como líder de pessoas neste caminho, por meio de atendimentos individuais e condução de grupos de estudo, ou mais a frente ainda, como professor no próprio PPTP, significa uma decisão particular e de muita responsabilidade. O PPTP foi estruturado, portanto, de uma maneira a formar pessoas emocional e intelectualmente preparadas para estes lugares de liderança, e neste processo formativo, o grupo de estudo cumpre uma importante função, como veremos.
Já há muitos anos, o regimento do Pathwork Brasil requer a participação em grupos de estudo como condição para entrar e para permanecer dentro do PPTP.
"Artigo 55 – Para participar do PPTP I, o Estudante deve ser indicado por seu Facilitador ou Helper e estar participando de grupo de estudo regular há, no mínimo, 1 ano e 6 meses ou ter completado 72 horas de atendimento individual por Helper, segundo critério da Regional.
Artigo 56 – Os Estudantes do PPTP I deverão ser acompanhados por Helpers ou Facilitadores e participar de grupo de estudo regular, possibilitando trabalhar as questões levantadas no programa". Regimento Pathwork Brasil, acessado em junho/2024.
No grupo de estudo, o estudante exercita a autorrevelação, se abre para conhecer a realidade interna de outras pessoas, tem de lidar com sentimentos e atritos que podem emergir do relacionamento com os demais membros, além de ir sedimentando a base conceitual sobre o método Pathwork. Tudo isso representa um mínimo necessário para iniciar o PPTP.
Portanto, é comum facilitadores e helpers terem muitos anos de experiência dentro de grupos de estudo. Neles puderam ganhar, na condição de estudantes, uma razoável compreensão sobre a sua dinâmica, o desdobramento dos relacionamentos e situações pessoais ao longo do tempo, a condução de vivências e meditações, a atuação da transferência (e, também, contratransferência), as perdas, os encontros e desencontros entre os membros do grupo. Toda essa base vivencial de estar em grupos de Pathwork será um valioso ponto de partida para o início de uma atuação profissional no futuro.
Neste ponto, não estar em grupo não significará não estar em comunidade. O aprendizado naquele espaço de aluno estará consolidado, as conexões e o círculo de amizades já estarão estabelecidos. Eventualmente até parcerias profissionais podem surgir. Outras formas de estar e atuar na comunidade do Pathwork estarão disponíveis e o serviço a este caminho se dará em outro contexto.
Para onde se vá, leva-se consigo a riqueza do que se aprendeu e conquistou dentro do grupo de estudo. E também, certamente, a convicção da importância que esta dimensão do caminho cumpre no Pathwork pessoal de cada um. Na próxima postagem, trataremos dos diferentes formatos de grupos de estudo existentes e mais alguns pontos de atenção para o estudante.
Artigos relacionados a este tema:
A Prática do Pathwork (3) - As Dimensões do Caminho (umajornadadepathwork.blogspot.com)
Eva Pierrakos (3) - O Recebimento do Pathwork - 1957 a 1979 (umajornadadepathwork.blogspot.com)
O Grupo de Estudo - A jornada é solitária, não sozinha (umajornadadepathwork.blogspot.com)
O Grupo de Estudo (2) - De novo, é mais do que apenas teoria (umajornadadepathwork.blogspot.com)
O Grupo de Estudo (3) - Como era no princípio, agora e sempre (umajornadadepathwork.blogspot.com)
Comentários
Postar um comentário